"Esforçe-se por criar um ambiente criativo, em que possa pensar, trabalhar e relaxar para dar o melhor de si" (Desconhecido)

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Criatividade nas empresas: Qualidade em alta, porém quase em extinção

Artigo do leitor Gilberto Wiesel

Criatividade é uma qualidade presente em todos os seres humanos. Sem ela, não seria possível, por exemplo, que os símbolos usados na escrita e conversação e muitas das invenções ao longo do tempo fossem desenvolvidos. Entretanto, essa habilidade aparece em cada pessoa sob diferentes graus. Nesse sentido, hoje em dia, empresários e gestores de RH buscam profissionais cada vez mais criativos. Foi isso que revelou uma pesquisa, realizada pela prestadora de serviços IBM , com os executivos de 1.500 empresas de vários países.
De acordo com o estudo, os contratadores avaliam a criatividade como fator fundamental no processo de seleção. Essa característica também foi analisada por outro levantamento, feito pela consultoria de administração de pessoal Korn/Ferry. Segundo a pesquisa, que entrevistou 365 dirigentes de grandes empresas na América Latina, 56% dos executivos consideram a habilidade um aspecto crucial no momento da contratação de novos funcionários.
Isso significa que o funcionário criativo é, antes de tudo, um trabalhador que está sempre em busca de soluções
Com base nisso, nota-se que o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais inovadores e dinâmicos. A demanda é por pessoas capacitadas a contribuir com novas ideias e ações.
Isso significa que o funcionário criativo é, antes de tudo, um trabalhador que está sempre em busca de soluções para problemas imediatos e em longo prazo, não se limitando a desenvolver projetos incomuns e fora dos padrões da empresa em que atua.
Além da criatividade, algumas características ainda são consideradas positivas na hora da seleção, como: ética, boa comunicação, capacidade analítica e trabalho em equipe. Entre essas, a capacidade de analisar os problemas da empresa está também presente em um profissional realmente criativo. Um funcionário com essas habilidades está a todo o momento pensando em ideias concretas e possíveis de acordo com o funcionamento da organização, o que é bem avaliado pelo contratante.
Outro fator que contribui para o investimento em profissionais com criatividade aguçada é a exigência por parte do consumidor. Cada vez mais, clientes estão à procura de empresas que inovem. Dessa forma, é necessário criar projetos diferentes em relação à concorrência, baseando-se ainda nas transformações tecnológicas e no desenvolvimento do perfil dos consumidores. Com base nisso, os empreendimentos conquistarão um lugar de destaque nos negócios em meio uma enorme oferta de produtos e serviços.
Cada vez mais, clientes estão à procura de empresas que inovem. Dessa forma, é necessário criar projetos diferentes em relação à concorrência
O fato é que as organizações precisam se renovar constantemente, oferecendo novidades de maneira acelerada. Para isso, os funcionários devem ser versáteis e ansiosos por mudanças. Pessoas conservadoras, mais contrárias a modificações, têm menores possibilidades de serem admitidas considerando o cenário atual, em que o mundo está cada vez mais veloz e pede alterações a todo o momento.
Levando em conta as principais necessidades do empreendimento, é fundamental que empresários e gestores de RH avaliem bem o perfil do funcionário desejado. Buscar um profissional inovador exige seleção cuidadosa. Segundo o estudo feito pela Korn/Ferry, encontrar uma pessoa criativa é uma tarefa difícil, já que essa capacidade está cada vez mais rara. Desta forma, o contratante deve analisar o grau de criatividade que se adapta melhor às características da organização.
*Gilberto Wiesel é conferencista, consultor na área de Educação Corporativa com foco em liderança, empreendedorismo e desenvolvimento de competências

3 comentários:

  1. Não sei se a criatividade "se manifesta" em "diferentes graus" ou se é, de forma importante, restringida ou permitida em maior ou menor grau pelas nossas instituições ao longo da nossa vida.

    É claro que o profissional tido como mais criativo e preferencialmente escolhido por uma empresa será aquele que pensa "em ideias concretas e possíveis DE ACORDO COM O FUNCIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO"...

    Será que o profissional criativo não está sendo visto como aquele que SUBMETE sua criatividade e pensamento ao que é estabelecido pela organização (ainda estruturalmente rígida)? Queremos criatividade mas queremos ela atrelada aos parâmetros que impomos e desde que não mexa onde não deve; Inove o quanto for, mas no mínimo não prejudique o lucro, ao contrário, aumente-o.
    Se der para conciliar o bem comum ao lucro, ótimo, se não der, então o lucro.

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  2. Muito boa esta reportagem. Vocês selecionaram materias bem interessantes para o blog de vocês. Parabéns!

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  3. Parabéns pelas postagens, adorei o blog, muito criativo, interagindo com a temática.

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