"Esforçe-se por criar um ambiente criativo, em que possa pensar, trabalhar e relaxar para dar o melhor de si" (Desconhecido)

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Como a sua empresa estimula o ambiente criativo?

O valor corporativo da Criatividade


A sua empresa tem um ambiente criativo? Atualmente, não basta você ser um cara criativo e talentoso se o seu local de trabalho não permite que as ideias aconteçam. Com o mercado cada vez mais exigente e competitivo, saber usar o melhor de cada funcionário é uma premissa fundamental. O líder precisa promover um ambiente que incentive o processo criativo diariamente e não apenas quando aparece um desafio ou um problema.
Fonte: Google
Um dos estudos mais conhecidos sobre ambientes organizacionais criativos é o de Goran Ekvall, professor da Universidade de Lund, na Suécia. Segundo o autor, podemos indentificar três áreas que reúnem as dimensões organizacionais influenciadoras da criatividade: recursos, motivação e exploração. Responda as questões abaixo e veja em qual parâmetro a sua empresa merece destaque (positivo ou negativo) no que diz respeito a ambiente criativo.

Recursos

  • Tempo para pensar: os funcionários têm tempo para pensar antes de agir?
  • Apoio a ideias: há recursos suficientes para que as ideias novas saiam do papel?
  • Desafio: em que medida os funcionários setem-se desafiados, emocionalmente envonvidos e comprometidos com o trabalho?

 Motivação

  • Confiança e abertura: as pessoas se sentem seguras para dizer o que pensam e expressar pontos de vista diferentes?
  • Descontração e bom humor: em que medida o local de trabalho é descontraído? Quantas risadas são dadas por dia na sua área?
  • Conflitos: em que medida as pessoas gastam o seu tempo em conflitos interpessoais?

 Exploração

  • Debates: em que medida ocorrrem debates entusiasmados sobre problemas? É permitido discordar? Elas brigam por ideias ou “picuinhas”?
  • Disposição para assumir riscos: o que acontece com as pessoas que erram?
  • Liberdade: qual o grau de liberdade dos funcionários para decidirem como fazer seu trabalho?

A Dicaduka é que a construção de um ambiente criativo é um processo contínuo, e o comportamento do líder é fundamental para que essa cultura de valorização da criatividade floresça. Lembre-se: é o que o líder faz, e não apenas o que ele diz, que esse ambiente é cultivado.

Fonte: Revista Você S/A 
Paulo Campos / 2011.09.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário