"Esforçe-se por criar um ambiente criativo, em que possa pensar, trabalhar e relaxar para dar o melhor de si" (Desconhecido)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO CRIATIVO EM AMBIENTES EDUCACIONAIS E ORGANIZACIONAIS

A criatividade é uma das formas de realização do ser humano, e pode ser bloqueada por diversos fatores tanto sociais quanto culturais. Nas organizações, funde-se com o processo de decisão e pode ser limitada pelas relações de poder ou mesmos procedimentos que inibem o potencial criativo. Por uma questão de sobrevivência do homem e das organizações, este é obrigado a enfrentar e reagir ou até mesmo lutar com o mundo, alterando este e sendo alterado por ele.
Observa-se, que nos últimos séculos, muitos países passaram por uma tríplice transformação. Uma primeira fase caracterizada por uma sociedade rural na qual o poder estava centrado nas mãos dos proprietários da terra. Uma segunda fase em que o poder se transferiu para os donos das fábricas. E uma terceira fase, a sociedade pós-industrial, em que as idéias contam mais do que qualquer outra coisa para as riquezas das nações. (MASI, 1998).
O interesse por questões que dizem respeito à criatividade tem despertado a atenção das organizações. Isto pode estar relacionado às características do momento da história, em que esta passa a ser um recurso importante na busca de soluções criativas para problemas marcados por rápidas mudanças e por uma competição empresarial nunca antes vivenciada.
Este tema tem sido objeto de muitas discussões e está relacionado a fatores que inibem a criatividade no contexto organizacional e também a importância, de despertar a criatividade dos indivíduos. Para Amábile (1999), em seus estudos, sufocar a criatividade é mais fácil do que estimulá-la em nível empresarial.
Estudos recentes têm demonstrado a importância da criatividade nas grandes empresas mundiais, segundo o sociólogo Masi (1998), a inflexibilidade da burocracia e a interminável jornada de trabalho são prejudiciais à criatividade; para o Autor, a escola e a família preparam apenas para o trabalho, para desenvolvimento do potencial criativo é necessário que os empregados tenham mais tempo livre para esta atividade.
Na relação de empresas e negócios, Amábile (1999, p. 114), considera que as práticas gerenciais que estimulam a criatividade dividem-se em seis categorias gerais, que são: desafio, liberdade, recursos, características dos grupos de trabalho, encorajamento da supervisão e apoio organizacional. Para a Autora, as práticas gerenciais que comumente podem matar a criatividade são: “não dar aos funcionários trabalhos adequados, os resultados acabam sendo insatisfatórios para todos; a mudança ou falta de definição clara de objetivos, prazos falsos ou impossíveis de cumprir; falta de elogios a esforços criativos dos subordinados”. Estes fatores acima elencados como prejudiciais, são consenso para os estudiosos Amábile (1999) e Masi (1998).
Desta maneira, para se construir uma organização criativa, são necessárias práticas gerenciais que estimulem a criatividade, que haja incentivo na família e que a escola possibilite o desenvolvimento deste potencial. Com base nas idéias de Maslow, Predebon (1998, p. 34) menciona que a criatividade é característica da espécie humana, destacando que “o homem criativo não é o homem comum ao qual se acrescentou algo; o homem criativo é o homem comum do qual nada se tirou”.
Portanto, sempre será necessário constituir um ambiente no qual a criatividade não seja coibida, mas sim estimulada, difundida e ampliada. as bases estão em constituir ambientes tanto familiares, educacionais, profissionais, culturais para que se possa aflorar o indivíduo em sua essência – um ser humano.

Trecho retirado de um artigo da revista ACB, Vol. 7, No 1 (2002).

3 comentários:

  1. Muito bom o texto. Vi nele algumas citações do autor do livro Domenico de Masi. Ele é um estudioso da criatividade e tem um livro muito interessante chamado O Ócio Criativo.

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  2. Usamos este conceito de criatividade em um treinamento ministradro e achei interessante compartilhar...

    “ Criatividade é indiscutivelmente uma prerrogativa para se obter sucesso no mercado de trabalho. Entretanto, engana-se quem pensa que criativo é aquele que tem apenas uma idéia genial durante toda a sua vida. Criativo é o indivíduo capaz de olhar para onde todo mundo está olhando e enxergar aquilo que qualquer um podia ter visto, mas não viu” – Max Gheringer

    Moreno é um autor do psicodrama que afirma que para agir com criatividade é através da espontaneidade, assim Moreno (1941)conceitua esontaneidade como:
    “É a capacidade de agir de modo adequado diante de situações novas, criando uma resposta inédita ou renovadora, ou ainda transformadora de situações pré-estabelecidas.”

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  3. As empresas muitas vezes percebe seu colaborador na forma de força braçal e não pelo seu intelecto, alienando o de forma que sua produção torna-se apenas reprodução.

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